15/01/2013

Ficha Capilar

Oi gente,



Quando vamos a um salão de beleza novo, pra fazer um procedimento capilar, geralmente os profissionais tem uma ficha de cadastro, que na maioria das vezes, tem várias perguntas sobre tudo que já fizemos em nosso cabelo né?

Han, não tem? Deveriam ter...

Pra que isso?
Para que o profissional saiba o que pode, o que não pode e o que precisa ter mais atenção.

Pra mim, é indispensável  que todo salão de beleza, tenha essas informações sobre a sua nova cliente, antes de qualquer procedimento, seja ele um simples tratamento ou um procedimento químico. E isso inclui salões de qualquer classe social.
E claro, a cliente tem de ser muito honesta na hora de responder essas perguntas, pois afinal, é o cabelo dela que esta ali né?

Nessa ficha, encontra-se , além das informações sobre o histórico capilar, muitos salões também vem importância em saber, se a cliente esta fazendo algum tratamento médico, se esta com algum problema de saúde, entre outras tantas perguntas. Isso é muito importante, como por exemplo saber se esta amamentando, pois isso também pode influenciar em algum procedimento. Saber se esta gravida então? Tem que dizer sim, sempre a verdade, mesmo que o procedimento não seja adequado naquela etapa.

Dentre as muitas perguntas, esta entre elas, saber sobre a Textura, Densidade, Porosidade, Elasticidade e as Condições do couro cabeludo.
Vamos então saber, como seria essa ficha cadastral, entre essas ultimas perguntas, que são as que podem ser ditas com mais facilidade.

Textura: A textura do cabelo, varia de acordo com o diâmetro de um único fio, podendo ele ser super fino, fino, médio, grosso e super grosso.
O super fino e o fino, tem uma textura macia ao toque e não fixam bem um enrolamento.
O Médio, também tem a textura macia ao toque, mas apresenta uma sustentação maior no enrolamento.
O Grosso e Super Grosso, tem uma textura mais áspera  é o mais denso entre os outros e o enrolamento é ótimo e duradouro.

Densidade: Tem relação com a quantidade de fios e não com a Textura.
O Cabelo Denso, possui mais fios por centímetro quadrado do que o Esparso ou Fino.

Porosidade: É a estrutura e a condição da cutícula do cabelo, quanto maior a porosidade, maior a absorção de líquidos e produto. Isso porque um cabelo poroso aumenta de tamanho.
Um cabelo não poroso é mais resistente a absorção de água e a ação dos ativos do que um cabelo poroso.
Um cabelo extremamente poroso é opaco, apresenta maior volume quando seco e fica ouriçado, principalmente nas pontas, além de quebrar com mais facilidade.

Elasticidade: Importante demais é a elasticidade do fio, ela garante que o cabelo não se quebre com facilidade. Esta diretamente ligada a espessura do fio.
Um cabelo com boa elasticidade não se quebra facilmente ao ser penteado ou escovado, diferente de um cabelo sem elasticidade que é ressecado e sem vida e que quando se quebra, é de chumaço quando submetido a minima tensão.

Condições do Couro Cabeludo: Tá ai uma que quase ninguém liga né? Geralmente não vejo ninguém vir olhar meu couro cabeludo num salão de beleza. Nenhum ativo de transformação deve ser feito se o couro cabeludo não estiver completamente saudável  pois os riscos de irritação, queimaduras e agravamento das doenças são maiores diante disso.

Tudo isso é muito importante, e por mim, deveria ter em todos os salões de beleza do planeta. 
É uma importância a mais que o profissional deveria ter com suas clientes.
Nessa ficha, deveria ser anotado, tudo que o profissional faz em seu cabelo, toda vez que você vai até ele, com o nome do procedimento e o nome do profissional também.


Mas sabemos que nem todos os salões se preocupam com isso, ou não fazem sei-lá porque, né? 
Mas sabemos que na sua grande maioria, isso nem existe. O máximo que te perguntam é o que você fez na ultima vez né? E só! Isso quando perguntam, porque alguns só dão uma olhadinha no seu cabelo, passa a mão e pronto. Fora que se deve conversar com a cliente, ter uma intimidade maior com a vida dela, saber como esta emocionalmente, isso também influencia e muito no resultado de uma química.

Fica ai a dica, na hora de procurar um profissional, a curiosidade dele, pode não ser apenas uma curiosidade a mais, e sim, uma importância maior com sua cliente.



11 comentários:

  1. pena que a maioria dos lugares não fazem isto, seria menos problemas tanto para o profissional como para o cliente ! adorei !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fazem mesmo kátia.
      Pura verdade

      Obrigada pela visita
      Bjokas

      Excluir
  2. Ótimo post, Liia!! Aqui na minha cidade, só tem uma cabeleireira que faz isso. Ela faz a ficha do cliente pelo computador, e fica registrado lá todos os procedimentos, inclusive tons de colorações, e etc. Super válido! Todos os salões deveriam fazer isso!!
    Bjks
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão mais fácil né Erika, tudo ali anotadinho, não tem erro na hora da proxima quimica.


      Bjokas

      Excluir
  3. Não sei se a minha cabelereira tem esta ficha mas sempre se lembra do meu histórico e somos vizinhas..
    bjs ótimo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Han, mas é pela proximidade né Erika, por isso ela se lembra.
      mas pra aquelas que vão por exemplo de 3 em 3 meses, é sempre bom estar anotando o que foi feito.
      Dá essa dica pra ela.

      Bjokas

      Excluir
  4. Uma ficha para cada cliente é uma boa ideia, pois pode-se fazer os procedimentos químicos em uma cliente com mais tranquilidade.

    Beijos,
    Fernando.

    Acesse meu blog: www.cabelomaniacos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a ideia Fernando, anotar tudo que se faz no cabelo da cliente nessa ficha.
      Seria muito mais fácil não errar desse jeito.

      Bjokas

      Excluir
  5. É uma ótima ideia Liia! Seria como um "prontuário capilar". Seria ótimo pra nós e como o Fernando disse, também uma tranquilidade para o profissional que evitaria muita dor de cabeça pra ele mesmo...

    Ótimo post!

    Beijão!
    CáaH...

    www.cahbeleira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Cáah, um prontuario capilar, como no medico.
      Mexer com cabelo, não é uma coisa fácil não.

      Bjokas

      Excluir
  6. eu estou completamente desacreditada dessa profissão chamada cabelereiro, procuro sempre o que se apresenta melhor, porém quando chego perguntam o quero fazer e da última vez uns 3 meses atrás pedi para cortar as pontas e meu cabelo foi cortado modelo Chanel, não ficou feio, ficou curto, detestei e saí dizendo ao tal cabelereiro que quando ele aprender a ouvir o que peço eu pagarei e saí sem pagar, aqui em São Vicente-SP tem 3 cabelereiros por quarteirão e para não ter que passar por outras situações parecidas ou pior que essa aprendi a pintar meu cabelo, fazer progressiva, hidratar, enfim tudo que dizem que fazem e não fazem e cobram como se estivessem em São Paulo, agora quando precisar já tenho o endereço de um salão em Santos, só assim para ficar contente.bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário sempre é bem vindo, desde que ele venha com respeito.
Não aceitarei mais comentário anonimo.