23/07/2014

Retornando ao Cronograma Capilar...


Oi, gente!

Hoje o post ficou grande, por isso, puxa a cadeira e senta! Vamos conversar... =)



Faz muito tempo que não falo nada do Cronograma Capilar aqui no blog, mas não porque eu tenha deixado de lado. Como comentei nesse post AQUI, fiquei muito tempo aprendendo sobre cada tipo de máscara e suas fórmulas. Hoje, sigo o meu próprio cronograma, que é mais fácil porque já sei identificar o que meu cabelo necessita em cada momento que preciso hidratar.

Mas, como estou pensando em refazer as luzes e em seguida fazer uma escova progressiva (ainda não é certeza absoluta), resolvi voltar aos tratamentos e suas fases pra que assim eu possa ter a certeza de que o cabelo está saudável o suficiente pra poder recorrer a essas duas químicas tão agressivas ao fio capilar.

Pois bem, vou relembrar o cronograma e suas fases e, dizer quais máscaras estou usando no momento de cada uma. 

Hidratação: É aquela fase que quase ninguém gosta, mas serve pra manter a proporção de água nos fios, devolve o brilho e o movimento. Sabe aquele cabelo soltinho até demais? É essa a fase da Hidratação! Não se deve pular essa fase, porque as outras fases dependem dela pra agir corretamente. Cabelo muito exposto ao sol, seco e sem brilho vão curtir.

Na fórmula encontra-se extratos de frutas, plantas, algas, ureia, pantenol...
Uma dica pra quem não curte essa fase, porque o cabelo fica leve demais, solto ao extremo, é conciliar a hidratação com a nutrição. Sim, pode sim! Use aquela máscara de hidratação como pede o fabricante e logo depois do enxague, use uma nutritiva ou um óleo e argan, macadâmia, ou qualquer outro que você tenha em casa. Combinação perfeita pra doar ao fio um pesinho e ele não sair voando por aí.  
Nessa fase tenho usado a linha Baoab da Nouar. Sempre finalizando com algum óleo ou seguidamente uma máscara nutritiva.



Nutrição: É a fase que todas amam de paixão! Ela reduz o volume dos fios, traz maleabilidade, maciez, emoliência, alinhamento dos fios... Uau! 
A melhor das fases com certeza! Ajuda na diminuição da porosidade, diminui ou elimina por completo o ressecamento e manda embora aquelas pontas espigadas que todas odeiam. Só não pode exagerar pra não ficar oleoso demais, já que é a fase em que a composição vem rica com óleo e manteigas.
Nessa fase tenho usado a máscara Morte súbita da Lola e também a Reversion Mask da Miskito. Faço também a umectação com azeite de oliva extra virgem.

Reconstrução: É a fase que tem um certo cuidado, ela traz força, serve para realmente reconstruir a fibra capilar repondo elementos como a queratina que se perde diariamente do fio. Serve para os cabelos com excessos de químicas como a descoloração, cabelos emborrachados, danificados, quebradiços, é o S.O.S do cabelo. É uma fase que o cuidado é redobrado, pois se seu cabelo não estiver precisando ou você der uma exagerada já sente o efeito contrario ao que queria. Ela deixa os fios rígidos e opaco, as pontas com aspecto espigado, tem que tomar cuidado nessa fase.
Dica: Hidrate muito seu cabelo se caso acontecer de exagerar com a Reconstrução. E só faça depois que passar pelas duas primeiras fases e se o cabelo realmente precisar. Cabelo virgem não tem tanta necessidade de reconstruir, pois não tem danos severos. Precisar, precisa, mas deve ser feito com cautela.
Na fórmula você encontra proteína hidrolisada (diversas), queratina, arginina, glicina...
O nome às vezes muda também dependendo do fabricante, como reconstrutor, reconstrução, reparador...
Nessa fase, compensa gastar um pouquinho mais e levar um produto realmente bom. Se é pra reconstruir cabelo danificado, vamos investir em uma máscara potente e ter resultado rápido. Melhor do que comprar diversas máscaras e esperar meses por um bom resultado. 
Nessa fase tenho usado a Repair Rescue BC Bonacure, somente!

E por último pra doar a cor aos meus fios, tenho usado muito o kit da Inoar Absoltu speed Blond e também a Mask Platinum da Korban. Às vezes uso uma coloração e geralmente é a Color Perfect 12.89.
Sendo esses os cuidados que tenho tido com o meu cabelo semanalmente, logo que sentir ele completamente saudável, retoco minhas luzes e só depois disso, me resolvo com a escova progressiva. Conto pra vocês assim que fizer tudo.


Espero que tenham gostado das dicas!



2 comentários:

  1. ô amigaaa amei essa dica da nutrição após a hidratação! Eu nunca fiz acredita?
    Será que no meu cabelo fino não pesa?
    Me conta depois, se vê que tô com aquela experiência de hidratação né? Depois vou me jogar nessa dica ai que falou. ó coisa boaaa.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Testa, Lu. Bom que já fala se dá certo em cabelos finos no blog. ;)

    Bjokas

    ResponderExcluir

Seu comentário sempre é bem vindo, desde que ele venha com respeito.
Não aceitarei mais comentário anonimo.