02/03/2016

Para que serve e como usar o "Condicionador"


Oi, gente!


Vejo pela net muitas pessoas abolindo o uso do condicionador na vida capilar e eu respeito isso, apesar de não concordar. E pra que entendam, vou explicar melhor...




O que é e pra que serve o condicionador?



O nosso cabelo possui uma estrutura com dois tipos de cargas, uma negativa e a outra positiva. O shampoo tem apenas a negativa que é a principal função de limpeza, e o condicionador contém a positiva que além de fechar, desembaraça os fios. O condicionador foi feito quimicamente para ser usado depois do shampoo, ou tratamento, tendo a função de fechar as escamas do cabelo. Somente ele foi feito exatamente para isso.


Mas porque muitas pessoas aboliram ele e trocaram apenas pela mascara de tratamento?


Vamos ao X da questão. Trocaram justamente pelo PH que eu já expliquei aqui pra vocês.

Vou ser mais direta: Se o ph do condicionador for maior que o da mascara de tratamento, não tem porquê usar. "Esse é o questionamento de muitas das pessoas que não usam condicionador."

Pela logica realmente esta certo, mas as mascaras de tratamento foram criadas quimicamente para tratar internamente os fios, e claro, nunca na vida ninguém irá comprar uma mascara alcalina (acho que nem existe, mas vai que...né?).
Já o condicionador, ele é o único quimicamente criado para agir do lado externo do fio, regulando as escamas e formando uma proteção. Enfim, selando mesmo.


Eu por exemplo, se uso só shampoo + mascara, e não uso o condicionador, o cabelo fica perfeito na hora. Mas quando acordo, noto o cabelo mais seco no outro dia, ele faz um puf  e acordo com ele todo arrepiado, cheio, com mais volume. Sabe porque? Porque eu coloquei nutrientes lá dentro, mas não fechei e mesmo quando esta escovado, o cabelo enche de frizz.



Concordo que hoje no mercado existe algumas marcas que prometem tratar e selar ao mesmo tempo, num único produto. (bem cara de shampoo+condicionador, famoso 2 em 1), mas ainda são pouquíssimas que desfrutam dessa tecnologia, então a regra aqui será :



  • Shampoo + Mascara + Condicionador



Faça o uso você mesma e tire a prova.Experimente antes de criticar, e se mesmo assim sentir que não tem necessidade de usar, pare e fim. Certo?


Não estou criticando quem não usa, apenas dando minha opinião sincera e repassando um pouco mais do meu aprendizado. 

Fica a dica.
Postagem atualizada. 

11 comentários:

  1. hum, como ele ta curtinho não tenho usado muito
    www.portaldebeleza.om

    ResponderExcluir
  2. Olá lindona,
    adorei o blog, parabéns *--*
    gostaria de te convidar a dar uma visitinha no meu blog
    um grande beijo e fica com Deus!
    Laís
    http://bepretty1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente descobri isso um pouco tarde, deixei de usar condicionador a tempos, tenho costume de usar shampoo+ máscara, nem creme para pentear eu não usava pois deixava meu cabelo seboso. hoje meu cabelo tem fios que vc encontra até 5 pontas em toda a extensão, e muitos fios formaram tipo um pique no meio do fio e qdo vc puxa um pouquinho ele se quebra facilmente nesse pique. Acredito que a falta de condicionador tenha causado tudo isso, pois as cotículas permaneciam sempre abertas. Vou cortando aos poucos e passar a usar condicionador novamente ... obrigada pelas dicas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Han que bacana que gostou, condicionador é fundamental pros fios, use muiito!

      Bjokas

      Excluir
  4. eu amei este post. Eu tinha essa dúvida. Eu sempre usava o shampoo + condicionador. Dai comecei a conversar com um amiga que entende de cabelo, e ela me instruiu que o certo era usar shampoo+ máscara+ condicionador, mas eu ainda ficava meio em dúvida se de fato estava fazendo o certo... Tinha até vergonha de perguntar, e meu questionamento não ter fundamento algum. Graças a deus vi este post, que me mostrou O PORQUE da coisa ser assim! Adorei mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Maria, gostei de saber que lhe ajudei com sua duvida

      Bjokas

      Excluir
  5. Oi Liia, primeira vez no Blog, estou adorando. Estou em busca de um tratamento pro meu cabelo e encontrei você. Sempre hidrato meu cabelo, as vezes passo condicionador, as vezes nao. Me desculpe a ignorancia,me tire uma duvida: Depois de hidratar eu devo passar o condicionador, é isso? Não consegui pegar o lance do PH, provavelmente deve ser algo que vem de outras postagens. Você pode tirar essa duvida? Obrigada e sucesso! Ganhou mais uma seguidora! Beijo, Fabi

    ResponderExcluir
  6. OI
    Outro dia li em algum lugar da net, que usar o condicionador antes do shampoo seria excelente para o cabelo, e verdade? Outra coisa a cada duas semanas uso um acidificante da Kpro, ele seria usado assim:
    Shampoo + acidificante + máscara
    Ele é para selar as cutículas, então se ele sela não deveria ser usado antes da máscara? Explicação, deles, que não sela totalmente ele realinha. Não seria o mesmo caso do condicionador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gleide...
      Vou responder conforme meu conhecimento. Não, não é verdade. usar condicionador antes do shampoo é bobeira, já que ele serve para fechar as cuticulas e o shampoo para abrir.
      O acidificante não é para selar cuticulas, ele é para colocar elas em ordem. Está correto seu uso, antes da mascara. Ele realinha as cuticulas no lugar e por isso o efeito da mascara será melhor, pois ela vai entrar e não vai sair com facilidade. Não é igual ao condicionador, não. São produtos diferentes...

      Bjos

      Excluir

Seu comentário sempre é bem vindo, desde que ele venha com respeito.
Não aceitarei mais comentário anonimo.