12/11/11

O que é Queratina?

Os nossos cabelinhos não são danificados apenas pelas químicas que fazemos, mas também pelo efeito do tempo, como poluição, sol, piscina, etc. É preciso cuidar dele sempre, para que assim, permaneçam com muita saúde.



A queratina é uma substancia que constitui o fio, cerca de 90%. Ela garante um cabelo resistente a quebra, impermeabilidade e elasticidade normal aos fios.  Um cabelo normal e saudável  costuma repor essa queratina sozinho, mas quando o cabelo é castigado por químicas, fica muito difícil a reposição. Só que o excesso de queratina é tão prejudicial, quanto a falta, então é bom sempre fazer  um teste para saber se o cabelo precisa ou não da queratinização.



Teste de queratina: 

*cabelo elástico, você puxa, ele estica,depois volta.
*Fios que se partem assim que são puxados, não apresentam nenhuma resistência.



Se seu cabelo apresenta esse tipo de problema, então esta na hora de uma selagem térmica.


Se não, apenas uma boa hidratação, já resolve. 

E o que é uma selagem Térmica? 
A selagem térmica é um tipo de alisamento feito com produtos químicos, mas a base é a queratina, que tem como objetivo, repor o que o fio perdeu.
Ela é bem menos agressiva que outros tipos de alisamento.


Como fazer:

*Vai precisar de uma prancha para cabelos molhados.
*Queratina liquida  de boa qualidade
*Mascara hidratante de boa qualidade
*Mascara reconstrutora de boa qualidade 
  
Lavar os cabelos de preferencia com shampoo anti resíduos. Tirar o excesso de água com uma toalha e aplicar a queratina por todo o cabelo. Em seguida deve ser aplicado a mascara de reconstrução mecha a mecha massageando por 30 segundos cada mecha. Deixe agir por 15 minutos e pranchar em média três vezes cada mecha (mechas pequenas). Depois de pranchar, é hora de aplicar a mascara de hidratação mecha a mecha e massagear bem, importante deixar agir por mais 20 minutos e após enxaguar com água fria para selar bem as cutículas dos fios.
Deixe secar naturalmente ou se preferir, com o auxilio de um secador.
O efeito é maravilhoso.
Mas uma observação: Tem que passar com calma, tudo certinho, se não tem paciência, vá ao profissional de beleza, ele fará corretamente, e não terá o risco de estragar mais ainda o cabelo,ok! Todos os produtos tem que ser de boa qualidade, para finalizar o trabalho e ter um bom resultado.

É muito importante usar produtos de qualidade no dia a dia para eles ficarem fortes e saudáveis, e suportar as agressões do clima e poluição. E também para suportar nossas maluquices, né?!!!
Ter cabelos saudáveis, faz parte da nossa aparência, toda mulher se sente mais bonita e feliz quando os nossos cabelinhos estão bem. 

7 comentários:

  1. Olá querida adorei a dica e bem explicadinho não tem como errar e já estou seguindo o blog e adorei suas dicas e um otimo dia para ti Bjãoooo

    ResponderExcluir
  2. Amiga!! Tô boba agora... Adorei o que escreveu sobre queratina, esta perfeito! Completo.

    Agora, só me tira uma dúvida, você disse que a selagem térmica tem quimica assim como a tecnica tambem falou no blog, certo?

    Então o procedimento que passou para fazer nos fios não vai química, é uma cauterização? Ou os produtos que indicou como "bons produtos" são os indicados pelas marcas já para fazer selagem?

    Como tem a Cadiveu.
    Entendeu? Depois me explica hein... rsrs

    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Lucy,
    Essa receita que passei, foi apenas uma selagem básica, receita caseira mesmo.
    Não é cauterização, pois além de repor a queratina, você repõe muitos outros componentes, que vai da reconstrução, nutrição e hidratação.
    Também não vai deixar liso, pois só os produtos profissionais, tem química para alinhas o fio.
    Mas o da Cadivel, é uma ótima opção de selagem ou defrizagem.
    Os bons produtos é apenas para lembrar, que cuidados com o cabelo, é o mesmo que comprar confort para enxaguar nossas roupinhas.hihi
    entendeu?Se não, deixa aii que explicoo.
    Um bjokooo miga

    ResponderExcluir
  4. Oi Detinha,
    não tem mesmo né flor...
    um bjoko linda

    ResponderExcluir
  5. entendiiii amada!! Tu entende merrrrmooo as coisinhas de cabelo!

    Tô pronto! Vamos abrir um salão e colocar a foto do Cintra la! rsrs

    Beijos
    Lucy

    ResponderExcluir
  6. hahaha ...vamos sim Lucy...vamos sim!!!hahaha
    bjokas

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Olha eu adoro usar queratina no cabelo, geralmente faço a aplicação no salão e fica lindo o resultado! e quando poder dá uma passadinha lá no blog está tendo 2 soretios lá no blog, então passa lá e se gostar participa!

    Bjs; Janini

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário sempre é bem vindo, desde que ele venha com respeito.
Não aceitarei mais comentário anonimo.