Vim falar de um assunto importante e que sou completamente contra. O uso de formol para alisar os fios - escovas progressivas com formol.
Não as que vem a porcentagem permitida pela Anvisa como conservante, e sim, as famosas "batizadas", que vem "bem"acima do que é permitido.
Sei que o assunto é polemico, e respeito que faz uso, não vim julgar quem faça, fique claro!
Tem muito tempo que queria fazer essa postagem, e só agora vim com esse assunto que é muito polemico. Alguns são contra, e outros a favor. E respeito muito!
Como estou entrando nesse ramo, de profissionais de beleza, fico de mãos atadas pra falar desse assunto, porque sei que tem muita gente, que julga eu ser adepta a isso. Mas fiquem claras...não trabalho com esse tipo de produto.
E sei também, que muitos profissionais virão a me odiar por falar disso aqui...
Mas serei sincera, e dizer o que venho aprendendo nesse ramo, que digamos, é bem difícil.
Todo mundo já sabe, já fez ou conhece alguém que tenha feito, ou que ainda seja adepta a esse tipo de escova com formol, e sabe também o quanto ela deixa o fio super liso e aparentemente bem tratado, por deixar alinhados e com brilho por estarem lisos, e que em uma unica aplicação já vê o fio assim, e que a cada nova aplicação, o efeito vai ficando cada vez melhor, não é assim?
Por enquanto, trabalho com o básico do básico. Faço cortes, colorações simples, hidratações, reconstruções, mechas e aplicações de redutores de volumes, também com sobrancelha e maquiagem.
E vou falar uma coisa aqui, que tem me perturbado muito....eu de verdade, tenho perdido clientes por que não trabalho com o formol nas EPs.
Porque as que trabalho, deixam o cabelo com seus cachos soltos, sem frizz, ajuda na redução do volume, mas.....NÃO ALISA!
E ai, quem nessa sai perdendo?
Por um lado, eu perco (R$), mas por outro, ganho com minha saúde, e não estou afim de fazer essa troca.
![]() |
Imagem retirada da internet |
O formol liquido não faz mal, é quando ele entra em contato com o ar quente do secador, ai virá um gás toxico.
Para um profissional, a inalação desse gás, por apenas 1 hora, é o mesmo que fumar 20 cigarros de uma só vez.
Ele tem o poder de selar o fio, como se fosse um muro, interrompendo assim, a entrada de hidratações ou qualquer outro tipo de tratamentos.
Quando ele entra em contato com a cutícula, destrói o córtex, e o fio fica parecido com um corpo sem espinha. Imaginaram?
Forma também uma película no couro cabeludo, que com o tempo, começa a descamar, dando a falsa impressão da pessoa ter caspa, assim, de uma hora pra outra.
Em mécia, nasce 100 fios por dia, assim como cai a mesma quantidade diária.. Só que quando o fio cai naturalmente, já tem outro lá, pra nascer, ultrapassando a camada de gordura que temos no couro.
Mas...
Quando feita a aplicação do formol, que forma aquela película no couro, o fio fica impedido de nascer;
Ele não consegue ultrapassar essa película, e por isso, muitas pessoas que fazem uso desse, ficam com o "famoso" cabelo ralo. Sabem?
Não estou aqui para mudar a opinião de quem usa, ou quem esta querendo usar. Apenas para informar aquilo que venho aprendendo, pois esse foi o intuito do meu blog quando o criei.
Passar adiante aquilo que aprendo com o tempo de estudo.
É muito difícil convencer uma pessoa que há anos vem usando a Escova Progressiva com formol acima do permitido, ou até mesmo aquelas caseiras que são formol puro, a trocar.
O perigo não fica somente a quem usa, pois é muito pior para o profissional que aplica.
Mas há ele, o recado é dado em vários cursos, assim como eu faço.
Enquanto estou cursando, tenho como me manter distante da realidade dos salões de cabeleireiro.
E com o aprendizado que tenho, lendo vários outros blogs amigos, contando suas próprias experiencias sobre o assunto, e dando dicas de outros produtos.
Que fique claro, estou falando das Progressivas que tem o formol como alisante acima do permitido e não como conservante.
(Repetindo isso várias vezes na postagem, para que fique bem claro)
Ter um cabelo liso hoje em dia, é apenas questão de paciência, porque existem inúmeras opções de Progressivas boas no mercado, que vão fazendo isso, progressivamente, a cada aplicação.
Ai eu fico me perguntando, inúmeras vezes....
Até que ponto, a vaidade vai além da saúde?
Pra você, vale a pena correr esse risco?

Se a imagem for sua, e quiser que eu retire, é só avisar...retirei do banco de imagens da internet.